FATO RELEVANTE

METANOR S.A.
Companhia Aberta
CNPJ: 16.234.171/0001-15
NIRE: 29300011410

FATO RELEVANTE

METANOR comunica a parada a partir do dia 18/07/16, por tempo indeterminado, da produção de metanol em Camaçari da sua controlada Copenor.

A Metanor S.A., companhia de capital aberto, informa a seus acionistas e ao mercado em geral, que sua controlada Copenor, resolveu paralisar por tempo indeterminado a produção de metanol em Camaçari. Essa decisão teve como fundamento a redução expressiva das margens de produção de metanol que foi motivada pela queda do preço do metanol no mercado internacional sem a equivalente redução do preço do Gás Natural no Brasil, sua principal matéria-prima.

É importante registrar que ao longo dos últimos anos a Copenor promoveu ações e esforços, com apoio de entidades de classe, na busca de uma política de preço de Gás Natural Matéria Prima adequada aqueles que o utilizam de forma intensiva e como matéria-prima. Tal política deveria garantir uma rentabilidade mínima que permitisse a manutenção do parque industrial instalado no país.

Nesse período, a Copenor, acreditando na obtenção dessa política, enfrentou a constante redução de margens na sua planta de metanol operando em bases de rentabilidade cada vez menores, comprometendo a sua capacidade de investimentos necessários a este tipo de unidade.

A Copenor manterá as suas linhas de produção de formaldeído e hexamina em Camaçari utilizando metanol de origem importada, através de contrato de suprimento com grande produtor internacional, o que garante a previsibilidade e rentabilidade da empresa.

Dessa maneira, a Copenor reforça com esta decisão seu foco na gestão empresarial, objetivando a geração de resultados positivos que permitam gerar lucros para seus acionistas.

A Administração permanecerá avaliando a melhor forma de aproveitamento dos ativos de metanol.

Emílio Salgado Filho
Diretor de Relações com Investidores