ÁCIDO FÓRMICO - Informações Técnicas

Apresentação

O ácido fórmico possui tal denominação, pois foi primeiramente descoberto no veneno das Formigas Vermelhas. É obtido a partir do formiato de sódio e da reação entre o metanol e o monóxido de carbono.

Apresenta-se na forma de líquido claro, incolor e muito corrosivo, odor purgante, completamente miscível com a água e muitos outros solventes polares, mas parcialmente miscível com hidrocarbonatos.

Aplicação

Catalisador_químico

O ácido fórmico é um catalisador intermediário na produção de vários compostos químicos e farmacêuticos como: cafeína, enzimas, antibióticos, adoçantes artificiais, agentes protetores de plantas, plastificadores de PVC e antioxidantes para borracha.

Tingimento/Curtimento

No tingimento de fibras sintéticas e naturais, o ácido fórmico regula o PH e é também utilizado para impregnar têxteis à prova d'água. Na indústria de couro, o ácido fórmico é usado no processo de tingimento, limpeza, eliminação de fungos e como auxiliar no processo de curtimento.

Armazenagem em silos

O ácido fórmico é utilizado como conservante na armazenagem de alimentos e rações verdes.

Limpeza e desinfecção

O ácido fórmico é usado como um aditivo em produtos comerciais de limpeza como: removedores de ferrugem, limpadores multiuso, desengraxantes e produtos de lavanderia profissional. Além disso, é utilizado na desinfecção de barris de madeira para vinho e cerveja, graças às suas propriedades bactericidas.

Dessulfurização de gás combustível

Outra aplicação do ácido fórmico é no controle de pH do processo Saarberg-Hoelter-Umwelttecnik (SHU) de dessulfurização de gás combustível. A maioria dos combustíveis fósseis contém enxofre que, quando queimado, libera no ar o dióxido de enxofre. O processo SHU consiste em capturar esse enxofre pela passagem do gás combustível, através de uma suspensão de pedra calcaria contendo o ácido fórmico. O dióxido de enxofre reage com a pedra calcaria, formando gesso (sulfato de cálcio).

Coagulação da borracha

Um dos usos tradicionais do ácido fórmico é na coagulação da borracha natural, que é produzida principalmente no sudeste da Ásia. O leite de látex é extraído de seringueiras e misturado ao ácido fórmico, para produzir a borracha coagulada (que é depois processada em pneus e vários outros produtos de borracha).

Especificações

1 - Identificação do produto

Nome do Produto:

Ácido Fórmico 85%

Fórmula Química:

HCOOH

Peso Molecular:

46,02

CAS Nº.:

64-18-6

Merck Index:

12, 4265

ONU Nº.:

1779

EINECS:

200-579-1

Sinônimos Comuns:

Ácido Metanóico, Ácido Amínico, Ácido Formílico, Ácido Hidrogeno-carboxílico.

2 - Propriedades químicas (valores de especificação)

As informações sobre especificação do produto devem ser consultadas com a área Comercial da Empresa.

3 - Propriedades físicas (informativas)

3.1

Temperatura de ebulição

100,7 ºC

3.2

Temperatura de fusão

8,4 °C

3.3

Densidade (H2O=1 @ 20 ºC)

1,195

3.4

Solubilidade (H2O)

Solúvel

3.5

Aparência e odor

Líquido incolor a levemente avermelhado, com odor forte, irritante e característico

4 - Embalagem

4.1

Containers IBC 1200 kg